16.7.09


Depressão..........................................................

Por Andriele Kiss

Famosa por ser considerada a doença do século, é também conhecida como a doença da infinita tristeza.

Pessoas que sofrem desse mal tendem a se encontrar numa caverna vazia chamada ‘meu íntimo’, são pessoas pessimistas, cabisbaixas, com forte semblante pálido, indefinido, vazio.

A depressão é a somatização de sentimentos reprimidos, algo que come por dentro, e não estamos falando de uma gastrite (muito comum em pessoas que não falam o que pensam), estamos falando de algo que corrói a alma.

Um sentimento profundo, intenso, um furacão que levou consigo a alegria, o sorriso, a vontade de viver, afinal, viver pensando em como se matar é a morte propriamente dita.

A depressão não difere cor, raça, religião e principalmente classe social, claro que pagando um bom psiquiatra será capaz de manter literalmente um fixo olhar imóvel no horizonte, impossibilitando que qualquer, digo, qualquer mesmo pensamento flua. A utilização de medicamentos controlados age como um forte inibidor de atividades, impossibilitando o indivíduo de em algum momento se tornar agressivo, faz com que o mesmo saia do quarto só para apreciar o mesmo horizonte só que através do quadro da sala.

A depressão impede qualquer profissional bem sucedido de realizar suas atividades, diminuindo a criatividade, impedindo um relacionamento interpessoal, dentre outros bloqueios.

O tratamento da depressão requer o auxílio de toda família, onde será necessário maior paciência e a clara visão de que estamos tratando uma doença, e não um mimo, algo a mais para chamar a atenção.

As sessões de terapia nesse caso enfatizam momentos antes da depressão se tornar uma característica do indivíduo, quais foram as razões, as principais emoções sentidas, afinal com quem estamos lidando, com a raiva, com o ódio, amargura, rancor, solidão, medo?

Cada sessão se torna um passo, muitas vezes somos capazes de alcançar até dois, três passos de uma vez, mas ás vezes um passo para trás se torna uma obrigação, afinal a função de todas as terapias é ajudar, e quem melhor pra ajudar do que aquele que segue ao lado nessa busca e que sabe a hora de olhar pra trás e estender a mão.

No final encontramos o sorriso, a alegria, a vontade de viver, os planos deixados para trás e que agora mais do que nunca se tornarão grandes projetos; e claro, aquela sensação maravilhosa de ser um vencedor, o troféu?....a sabedoria de redescobrir os prazeres de estar vivo.