16.7.09


Depressão..........................................................

Por Andriele Kiss

Famosa por ser considerada a doença do século, é também conhecida como a doença da infinita tristeza.

Pessoas que sofrem desse mal tendem a se encontrar numa caverna vazia chamada ‘meu íntimo’, são pessoas pessimistas, cabisbaixas, com forte semblante pálido, indefinido, vazio.

A depressão é a somatização de sentimentos reprimidos, algo que come por dentro, e não estamos falando de uma gastrite (muito comum em pessoas que não falam o que pensam), estamos falando de algo que corrói a alma.

Um sentimento profundo, intenso, um furacão que levou consigo a alegria, o sorriso, a vontade de viver, afinal, viver pensando em como se matar é a morte propriamente dita.

A depressão não difere cor, raça, religião e principalmente classe social, claro que pagando um bom psiquiatra será capaz de manter literalmente um fixo olhar imóvel no horizonte, impossibilitando que qualquer, digo, qualquer mesmo pensamento flua. A utilização de medicamentos controlados age como um forte inibidor de atividades, impossibilitando o indivíduo de em algum momento se tornar agressivo, faz com que o mesmo saia do quarto só para apreciar o mesmo horizonte só que através do quadro da sala.

A depressão impede qualquer profissional bem sucedido de realizar suas atividades, diminuindo a criatividade, impedindo um relacionamento interpessoal, dentre outros bloqueios.

O tratamento da depressão requer o auxílio de toda família, onde será necessário maior paciência e a clara visão de que estamos tratando uma doença, e não um mimo, algo a mais para chamar a atenção.

As sessões de terapia nesse caso enfatizam momentos antes da depressão se tornar uma característica do indivíduo, quais foram as razões, as principais emoções sentidas, afinal com quem estamos lidando, com a raiva, com o ódio, amargura, rancor, solidão, medo?

Cada sessão se torna um passo, muitas vezes somos capazes de alcançar até dois, três passos de uma vez, mas ás vezes um passo para trás se torna uma obrigação, afinal a função de todas as terapias é ajudar, e quem melhor pra ajudar do que aquele que segue ao lado nessa busca e que sabe a hora de olhar pra trás e estender a mão.

No final encontramos o sorriso, a alegria, a vontade de viver, os planos deixados para trás e que agora mais do que nunca se tornarão grandes projetos; e claro, aquela sensação maravilhosa de ser um vencedor, o troféu?....a sabedoria de redescobrir os prazeres de estar vivo.


























































































































































Auto-estima......................................

Por Andriele Kiss

Auto-estima é o que vemos ao o espelho, e a partir daí o modo como começamos o dia, trabalhamos, estudamos, nos relacionamos.

No momento em que não mais nos sentirmos capazes, no momento em que a voz sente medo ao sair, o ciúme se torna algo incontrolável, afinal para tudo o sentimento de inferioridade reina, nesses casos é claro o sinal de alerta.

A baixa auto-estima impede o desenvolvimento, o crescimento, porque atinge o maior dos sentimentos, o amor próprio.

Ter amor próprio é se respeitar, ter confiança em si, algo que para uma vida equilibrada não pode faltar.

É preciso encontrar ‘aquela’ energia vital que antes fluía, a satisfação de se orgulhar por algo feito.

A cura incompleta reflete numa vida incompleta, muito visto ultimamente onde o humor varia de acordo com o pé que acordamos, filosofia essa totalmente errônea, afinal um bem-estar completo significa acordar todos os dias com o pensamento que será o melhor e mais produtivo possível.


Reiki - Faça você mesmo........................................

Por Andriele Kiss

Técnica tibetana de cura, através da imposição das mãos, em forma de concha repassa-se uma energia dita como vital, a energia vinda da Terra e do Céu.

Não só a técnica é essencial como a intenção por si é poderosa o suficiente para conseguir a cura e o reequilíbrio energético.

A mãos vão de encontro aos principais chakras que são:

· Muladhara – Chakra Raiz - Mantra Lam.

· Svadhisthana - Chacra orgão genital e base da barriga – Mantra Vam

· Manipura - Chacra do umbigo – Mantra Ram

· Anahata - Chacra cardíaco – Mantra Yam

· Visuddha - Chacra Laríngeo – Mantra Ham

· Ajna - Chacra Frontal – Mantra Om

· Sahashara - Chacra Coronário – Mantra Aum

É constatado que são pontos onde flui maior circulação de sangue, logo, são pontos que retém maior concentração de energia.

Para se aplicar Reiki é necessário realizar um curso onde terá uma iniciação que aprenderá a emanar a energia Reiki, pessoalmente ou a distância.

Mas algo de mágico pode acontecer a qualquer um, a energia contida em nosso corpo é muito poderosa, basta iniciar um pensamento, qualquer que seja, você já estará a meio passo de concretizá-lo.

Nesse momento você já começa a entender melhor o poder que há em suas mãos.

Feche os olhos, fique em silencio, cale seus pensamentos; posicione as mãos em forma de conchas e pouse-as no lugar em que a energia Reiki se faz necessária, com os olhos fechados faça uma respiração tranqüila, profunda, mentalize uma luz dourada a sua volta, essa luz deverá entrar pelo Chakra Sahashara, passar pelo seu corpo e ir de encontro ao local escolhido, lembre-se sempre que você é apenas um canal entre a energia Reiki e o seu destino.

Faça quantas vezes julgar necessário.

A culpa é do Freud............................................................

Por Andriele Kiss

Ao estudar psicanálise freudiana ou simplesmente residir no planeta Terra, estamos isentos de culpa por nossos traumas e fracassos, a nós cabe apenas o sucesso, a esse sim todo mérito é nosso.

Freud deu-nos de presente suas brilhantes teorias, entre elas a de que a culpa é sempre dos pais, a partir daí o leque se abre.

Me pergunto como é possível seguir em frente, administrar uma vida adulta se julgamos culpados por nossos fracassos pessoas que outrora eram imaturas e inconseqüentes na arte de criar. Essas pessoas precisavam de terapia, afinal abrir mão de projetos e sonhos e cair sem pára-quedas na realidade dura que é abrir mão em prol de uma outra pessoa. Muitas não aceitaram essa nova responsabilidade como algo primordial na vida e quiseram mais. Atitude sábia.

Pleno século 21 ainda se vê pessoas se escondendo atrás dos problemas, problemas esses que ainda são empurrados no colo do outro, que outro? Simplesmente o que lhe deu a primeira luz.

Maduro se sentirá no dia em que tomar isso como superado, reerguer as rédias a muito jogadas no chão e reverter o quadro, agora com o pensamento que as atitudes não mudam o passado mas fazem com que ele se mantenha no seu lugar, e toda aquela culpa? Coloca no colo do Freud.

Cura a disposição....................................................................

Por Andriele Kiss

A cura está a disposição para quem quiser, basta estender a mão e pega-la.

Melhor do que poder pagar a cura do corpo é ter de graça a cura da alma.Essa você não encontra em drogaria, não manda manipular, nãi viaja até o exterior para conseguir, não necessita de milagres.

A cura é a aceitação e o perdão.

A doença é o fruto dos maus pensamentos e atitudes errôneas.

Pare e pense, qual sentimento domina sua mente? O amor, a paz, a compaixão, a caridae, a bondade, ou é o contrário, constantemente você se depara odiando, invejando, maltrando ignorando.

Viver em volta desses maus pensamentos trazem conseqüências, nada baratas para o corpo, tampouco remediáveis á alma.

Quando se vê possuído por uma enfermidade em que muitos dirão ‘é tarde’ tampe os ouvidos, feche os olhos e comece pela aceitação, a verdade do que o levou e esse momento, pense nas vezes em que zangou, ignorou e maltratou. Reflita. Agora coloque o passado no seu devido lugar, abra os olhos e enxergue o presente, ainda há algo a ser feito. Perdoar.

Permita se perdoar. Não é fácil, mas todos somos capazes, depois, o ângulo da situação muda, o que era o fim da vida, se torna aceitação de que em algum momento da vida ocorre a passagem, chegou a sua vez e você teve a chance que muitos não tiveram, de se perdoar.

Um erro, por mais grave que seja, não deve deixar de ser perdoado. A cura da alma é a nossa consciência transparente.

A real Solidão.........................................................

Por Andriele Kiss

Ir a uma balada, ficar rodeado de 100, 200 pessoas e depois ir para casa em um táxi, gera solidão.

Terminar um relacionamento de 20, 40 anos ( que seja 2 ), gera solidão.

A simples ocorrência de ter um dia que almoçar sozinha, mesmo que o restaurante esteja lotado, no fundo aquela profunda solidão.

A solidão é gerada á partir do medo que traz a possibilidade de ouvir nossos pensamentos. Pensamentos esses vindos para nos julgar, e para que isso não aconteça, nos tornamos carentes, afinal para que ficar só se podemos estar com quem não gostamos.

O que não sabemos é o quão precioso é, ter um tempo só para nós, recolocar as idéias, alterar o percurso de alguns projetos, ouvir nossos pensamentos, ser críticos de nossas atitudes antes que alguém o faça e nos surpreenda.

O resultado enriquece, traz sabedoria. Tudo para que quando você estiver sozinho, se sinta completo.

Ciúmes.........................................................................

Por Andriele Kiss

Sentimento único que envolve muitos outros maus sentimentos.

A quem diga sentir ódio...de quem? Passado o momento nem lembra da feição da pessoa, mas o sentimento plantou sua semente.

Outros alegam ter medo de perder a pessoa amada, vemos então a insegurança acompanhando a baixa auto-estima, dois sentimentos que devem ser trabalhados pois afetam não só o relacionamento, mas muitas outras áreas da vida.

Tem aqueles que no momento de maior raiva se tornam grandes agressores ( não apenas verbais ). É uma atitude imatura e impaciente, capaz de transformar o grito numa facada, com a intenção de penetrar a idéia na cabeça do outro; lembrando que quando se tem razão não há a necessidade de falar alto.

O ciúme se faz necessário em uma relação, mas com o objetivo e aproximar as pessoas, demonstrando carinho e aumentando o diálogo, algo que ultrapasse o carinho, o amor e o diálogo, um terapeuta deverá ser consultado

Nervoso..............................................................................

Por Andriele Kiss

Um estado de constante nervosismo, seja no trânsito, no trabalho, no lar, traz á sala de terapia uma pessoa frágil, sensível, medrosa.

A agressividade para Francisco* foi um modo encontrado para driblar sua fragilidade, mal vista em tempos em que, quem fala mais alto tem razão.

Francisco é na verdade uma criança, chorona, sensível, ás vezes depressivo, mas que encontrou forças na agressividade e nos palavrões, se atracava sem nem ao menos medir o tamanho do oponente. Essa era sua fama, essa era sua fuga.

O que Francisco aprendeu é que não há modo de sermos felizes soldandouma máscara no rosto. Não há verdade, não há prazer, não há vida em mostrarmos ser o oposto do que realmente somos.

A máscara de Francisco pouco a pouco vai se descolando e um longo caminho de aceitação e perdão já foi iniciado.

*nome fictício.

Vício : Cigarro..................................................................

Por Andriele Kiss

Freud alegava que o vício se dava início a partir de uma carência não suprida por parte da mãe, a lembrar da fase oral.

Paasado os anos acredita-se hoje no modismo.

A necessidade de se sentir fazendo parte de um grupo, faz valer os primeiros sintomas do vício, a tontura, a tosse, o mau cheiro.

Vemos a necessidade de ajuda na adolescência quando estamos formando nossa personalidade, nosso caráter.

É o que a sociedade nos repassa, a necessidade de se unir a um grupo, uma comunidade; me faz lembrar dos filmes de cadeia, onde quem não se alia a nenhum grupo, acaba devorado.

Trazendo o passado a tona, onde se pode melhor compreender como tudo começou, fica menos árdua a missão de parar de fumar.

É interessante o auxílio de chicletes e adesivos, mas a real cura se encontra no nosso inconsciente, é só vasculhar, encontrar e fazer com que fique consciente o poder que temos para a disposição transformar em nossas vidas o que quisermos.

Morte.............................................................................

Por Andriele Kiss

Para muitos basta a palavra para que faça tremer a espinha.

Para impedi-la, vale tudo.

Em meio ao mar afogamos nosso salva-vidas.

Num incêndio onde a morte é certa, queremos ser o último a perecer.

Lutamos, brigamos, enfrentamos qualquer coisa para não morrer. Porquê?

Temos hoje a disposição religiões a escolher, onde cada uma em sua forma singular nos oferece o que tem do outro lado. Nada de mais; a lei da semeadura reina em todas, você colhe o que planta.

Assassinos e estupradores tem muito medo da morte, mas não demonstram chorando, ou implorando pela vida, afinal, o são não é o molestador, o molestado se tornou o molestador.

As crianças também não tem medo de morrer, atravessam no farol vermelho, tomam quantos banhos de chuva puderem tomar, pulam de árvores, e na sua inocência sabem que suas ações não trarão conseqüências infinitamente cruéis.

Com a premissa do por quê estarmos aqui hoje – fazer o bem – também não deveríamos temer, não como assassinos, mas como crianças.

Medo.......................................................................

Por Andriele Kiss

Existe.

Assuta.

Paralisa.

Gira.

Treme.

Cega.

Clama.

Ensurdece.

Cala.

Afugenta.

Atrai.

Cerca.

Une.

Separa.

Afasta a vida.

Aproxima a morte.

Amor x Paixão: o que esperar de cada um.........

Por Andriele Kiss

1 ) Ao acordar - um carinhoso ‘bom dia’.

- um quente sussurro, um convite para repetir a travessura da noite anterior.

2 ) Na hora do almoço - ‘Tudo bem com você, chegou bem no trabalho?..Que bom’

- ‘Liguei pra ouvir a tua voz’...

3 ) No final do expediente - ‘Como foi o seu dia?’

- ‘Contei os minutos pra te ver novamente’

Após 4 semanas...

4 ) E uma gripe.... - ‘Sem problemas, eu saio mais cedo e te levo no hospital’

- ‘Hoje é sábado, porque você não ligou?’... ‘tô gripado, to até de cama’.... ‘Ahh..tá’

Conforme os anos vão passando, no Amor vai ficando a rotina ( vide 1, 2 e 3 ), da Paixão as contas de quantos parceiros foram necessários para preencher um espaço.

No final.....o orgulho de ter vivido intensamente a loucura que cada paixão proporcionou,...e do amor...a certeza de que em toda a vida conquistar alguém para ser seu amigo, confidente, companheiro, amante, sem nunca ter deixado de amar intensamente, é ser sem dúvida alguém mais do que especial.

3 Coisas..........................................................

Por Andriele Kiss

Há três coisas nessa vida que nunca voltam.

1 - Uma flecha atirada

2 – Uma palavra dita

3 – Uma oportunidade

Através dessa consciência, procuremos melhor entender as conseqüências de uma atitude. Todos os dias Algo Superior nos dá a oportunidade de fazer o bem, ou de fazer o mal; cabe a essas atitudes, uma prévia do nosso destino. Cada dia é um passo, numa mão única e estreita, onde um passo para trás é uma multa impagável.

Analisemos melhor o que sai da nossa boca, todos pensamos antes de falar, cabe a nós nos questionarmos quanto a necessidade de pensar nas conseqüências de nossas palavras. Que seja para facilitar nas nossas vidas o filtro das 3 necessidades:

- O que vou falar...diz respeito a minha pessoa?

- O que vou falar...diz respeito a pessoa com que estou conversando?

- O que vou falar...irá nos promover um crescimento pessoal, espiritual ou profissional?

Ponha em prática.

Uma oportunidade não volta...aparecerão melhores, aparecerão piores, mas todas serão únicas. Saibamos identificar em nós, o Real Interesse, partindo dessa, reconhecer o momento de abraçar uma oportunidade, ou aguardar por um tempo indeterminado uma oportunidade mais interessante.

Inspiração.......................................................................

Por Andriele Kiss

A inspiração tem suas formas:

Para um escultor: a perfeição do que vê feita pelas de suas mãos.

Para um pintor: expressar um sentimento.

Para um ator: fazer de uma mentira, a mais pura verdade.

Para um fotógrafo: captar o ângulo perfeito.

Para um pescador: a magia ao lançar a rede.

Para uma modelo: a pisada imponente.

Para um atleta: ultrapassar os limites do corpo.

Para um salva-vidas: vencer o mar, e salvar vidas.

Para um cantor: um tom carregado de sentimentos.

Para uma bailarina: a ponta perfeita e duradoura.

Para a aeromoça: poder conhecer o mundo todo; a trabalho.

Para um jogador de poker: o blefe que ninguém desconfia.

Para um médico: curar o físico.

Para um terapeuta: curar o mental.

Para um escrito: escrever um best-seller a partir de artigos em um blog.

Qual a sua inspiração?

Artigo 15............................................................................................
Artigo 16....................................................................................................
Artigo 17....................................................................................................
Artigo 18.............................................................................................................
Artigo 19...............................................................................................................
Artigo 20........................................................................................................
Artigo 21......................................................................................................
Artigo 22....................................................................................................
Artigo 23....................................................................................................
Artigo 24........................................................................................................
Artigo 25.......................................................................................................
Artigo 26............................................................................................................
Artigo 27...................................................................................................................
Artigo 28...........................................................................................................
Artigo 29..............................................................................................
Artigo 30...........................................................................................................
Artigo 31.......................................................................................
Artigo 32.............................................................................................................
Artigo 33..........................................................................................................................
Artigo 34.........................................................................................................
Artigo 35..................................................................................................................
Artigo 36........................................................................................................
Artigo 37.....................................................................................................
Artigo 38.......................................................................................................
Artigo 39.............................................................................................................
Artigo 40.......................................................................................................
Artigo 41...............................................................................................
Artigo 42.....................................................................................................................
Artigo 43.................................................................................................................
Artigo 44...........................................................................................................
Artigo 45..............................................................................................................
Artigo 46..........................................................................................................
Artigo 47...........................................................................................................
Artigo 48.............................................................................................................
Artigo 49................................................................................................
Artigo 50.......................................................................................................
Artigo 51................................................................................................................
Artigo 52...................................................................................................................
Artigo 53...............................................................................................................
Artigo 54.........................................................................................................
Artigo 55.......................................................................................................
Artigo 56......................................................................................................
Artigo 57..........................................................................................................
Artigo 58...................................................................................................
Artigo 59...................................................................................................
Artigo 60..............................................................................................................
Artigo 61.......................................................................................................
Artigo 62......................................................................................................
Artigo 63.................................................................................................
Artigo 64..........................................................................................................
Artigo 65.................................................................................................
Artigo 66.........................................................................................................
Artigo 67....................................................................................................
Artigo 68.......................................................................................................
Artigo 69............................................................................................................
Artigo 70..........................................................................................................
Artigo 71..........................................................................................................
Artigo 72.....................................................................................................
Artigo 73......................................................................................................
Artigo 74....................................................................................................
Artigo 75...........................................................................................................
Artigo 76.....................................................................................................
Artigo 77..........................................................................................................
Artigo 78............................................................................................................
Artigo 79.....................................................................................................
Artigo 80................................................................................................
Artigo 81..........................................................................................................
Artigo 82..................................................................................................
Artigo 83.........................................................................................................
Artigo 84...............................................................................................
Artigo 85...........................................................................................................
Artigo 86............................................................................................................
Artigo 87.............................................................................................................
Artigo 88.............................................................................................................
Artigo 89.................................................................................................
Artigo 90................................................................................................................
Artigo 91......................................................................................................
Artigo 92...........................................................................................
Artigo 93..............................................................................................
Artigo 94...........................................................................................................
Artigo 95..........................................................................................................
Artigo 96...........................................................................................
Artigo 97..........................................................................................................
Artigo 98..................................................................................................
Artigo 99.....................................................................................................
Artigo 100.....................................................................................................
Artigo 101......................................................................................................
Artigo 102....................................................................................................
Artigo 103...................................................................................................
Artigo 104............................................................................................................
Artigo 105..................................................................................................
Artigo 106...........................................................................................................
Artigo 107.........................................................................................................
Artigo 108................................................................................................................
Artigo 109...........................................................................................
Artigo 110....................................................................................................

15.7.09

Artigo 111.................................................................................................
Artigo 112.....................................................................................................
Artigo 113............................................................................................................
Artigo 114..............................................................................................
Artigo 115...................................................................................................
Artigo 116..........................................................................................
Artigo 117.....................................................................................................
Artigo 118..................................................................................................
Artigo 119...........................................................................................
Artigo 120...................................................................................................
Artigo 121...................................................................................................
Artigo 123..................................................................................
Artigo 124.......................................................................................
Artigo 125................................................................................................
Artigo 126.............................................................................................
Artigo 127..........................................................................................
Artigo 128.........................................................................................
Artigo 129.............................................................................................
Artigo 130.........................................................................................
Artigo 131.........................................................................................
Artigo 132...............................................................................................................
Artigo 133.................................................................................................
Artigo 134...........................................................................................
Artigo 135...........................................................................................
Artigo 136...................................................................................................
Artigo 137..............................................................................................................
Artigo 138......................................................................................................
Artigo 139................................................................................................
Artigo 140.............................................................................................
Artigo 141............................................................................................
Artigo 142........................................................................................
Artigo 143...........................................................................................
Artigo 144..........................................................................................
Artigo 145.............................................................................................
Artigo 146......................................................................................................
Artigo 147......................................................................................................
Artigo 148........................................................................................................
Artigo 149.....................................................................................
Artigo 150.....................................................................................
Artigo 151...................................................................................................................
Artigo 152..........................................................................................................
Artigo 153.......................................................................................................
Artigo 154..................................................................................................
Artigo 155......................................................................................................
Artigo 156.............................................................................................................
Artigo 157.........................................................................................................
Artigo 158.......................................................................................................
Artigo 159.........................................................................................................
Artigo 160.......................................................................................................
Artigo 161......................................................................................................
Artigo 162................................................................................................
Artigo 163......................................................................................................................
Artigo 164........................................................................................................
Artigo 165...........................................................................................
Artigo 166...................................................................................................................
Artigo 167......................................................................................................
Artigo 168.........................................................................................................
Artigo 169......................................................................................................
Artigo 170..................................................................................................................
Artigo 171.................................................................................................................
Artigo 172.................................................................................................
Artigo 173...............................................................................
Artigo 174......................................................................................................
Artigo 175..........................................................................................................
Artigo 176......................................................................................................
Artigo 177................................................................................................................
Artigo 178............................................................................................
Artigo 179.............................................................................................
Artigo 180................................................................................................
Artigo 181.....................................................................................................
Artigo 182..........................................................................................................
Artigo 183......................................................................................................
Artigo 184...................................................................................................................
Artigo 185...........................................................................................................
Artigo 186...................................................................................................
Artigo 187..............................................................................
Artigo 188...............................................................................................................
Artigo 189...........................................................................................................
Artigo 190....................................................................................................
Artigo 191.................................................................................................
Artigo 192..................................................................................................
Artigo 193.................................................................................................................
Artigo 194.......................................................................................................

14.7.09

Artigo 195................................................................................................................
Artigo 196......................................................................................................................
Artigo 197.......................................................................................................................................
Artigo 198...............................................................................................................................
Artigo 199.................................................................................................................................
Artigo 200.........................................................................................................................
Livro.....Dedicatória.............................................................................................................